Educonomia

EVANDRO BRANDãO BARBOSA Economia, Educação, Sociedade e História

A ULBRA Manaus comemora 25 anos

Ao completar 25 anos de prestação de serviços educacionais na cidade de Manaus, a ULBRA Manaus fará solenidade no seu campus universitário, no bairro do Japiim, hoje à noite, às 19 horas, dia 08 de março de 2017, com a presença de personalidades da sociedade amazonense e representante da Mantenedora Associação Educacional Luterana do Brasil - AELBRA. Você está convidado! Compareça, participe da comemoração dos 25 anos da ULBRA Manaus!!!


O Pau da Careta: sustentabilidade no imaginário

Os termos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável não têm sido utilizados com frequência na mídia como ocorria no final da primeira década dos anos 2000. Havia muito dinheiro, naquela época, para pesquisar e também viajar com o objetivo de aprender como zelar pelo ambiente e evitar catástrofes ambientais e mudanças climáticas. Na metade da segunda década dos anos 2000, os termos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável deixaram de preocupar a mídia e pouco se fala sobre os mesmos. Não significa que os conceitos desses termos tenham sido abolidos da teia do conhecimento universal, significa que o mundo hoje tem outras preocupações para as quais há verba disponível a ser utilizada. Esses termos continuam na escala global de discussões. O conteúdo dos parágrafos seguintes deste texto aborda a sustentabilidade em escala local; um entendimento da sustentabilidade no imaginário de pessoas que vivem localmente, mas possuem racionalidade complexa e sistêmica em escala universal, global, porque são humanos não somente como seres, mas principalmente como energias nas margens de rios como Amazonas, Negro e Solimões.


Votar na sustentabilidade do Programa de Governo

A participação do eleitor em um processo eleitoral requer preparo, para saber como votar; vota-se em um Programa de Governo. Exercer o direito de cidadão de votar não é novidade. O que é novo mesmo é o entendimento da necessidade de popularizar a prática de votar em Programa de Governo que indique sustentabilidade; somente um candidato com características de estadista elabora esse tipo de Programa de Governo.