sábado 19 abril 2014 . 16:10 . Atualizado às 15:39

Artigos

Nossa equipe de opinião. Envie seu texto, ele pode sair nos nossos jornais.

RSS
Artigos » Política

Deixa de Fuleragem

“E mais, eu respeito a opinião contrária, ou a ação política contrária ao trabalho que eu possa estar desempenhando neste ou naquele cargo, porque eu lutei pela democracia…

… Eu admiro a crítica sensata, serena, responsável , construtiva. Mas, mesmo que a crítica venha destrutiva, eu a respeito.”

As passagens acima, por incrível que possa parecer, são trecho da entrevista do secretário de Cultura Robério Braga ao Blog Cinema na Veia (http://cineenlavena.blogspot.com.br/2012/12/entrevista-com-roberio-braga-secretario.htm).

Nas palavras, um homem público comprometido com a democracia – pela qual diz que lutou, apesar de ter sido vereador pelo PFL, partido dos órfãos da Ditadura Militar – e com a pluralidade de ideias. Admirador das críticas construtivas, tolerante e respeitador até mesmo com as destrutivas.

Acontece que, semana passada, o secretário culto, tolerante e democrata deu lugar ao homem público autoritário e intolerante com a crítica, ainda mais aquelas decorrentes de um humor tão inteligente quanto ácido que desnuda o rei.

As humoradas críticas do ‘Fuleragem Manaus’ foram para os ouvidos do secretário Robério Braga, como o grito da criança da fábula em que um bandido faz-se passar por um alfaiate famoso que, a preço de ouro, faria uma roupa bonita e cara para o rei, mas que só as pessoas inteligentes e astutas poderiam ver. A roupa era invisível, mas como todos, inclusive o rei, queriam ser passar por inteligentes e astutos, insistiam em ressaltar o quão eram lindas aquelas vestes. Até que uma criança, na sua ingenuidade e inteligência, grita: o rei está nu!

Pois foi assim! Diante de uma falsa unanimidade acerca da política cultural do Estado, o ‘Fuleragem Manaus’ ousou gritar: o rei está nu! Foi o suficiente para que o secretário buscasse no Poder Judiciário para impedir a liberdade de expressão.

Robério, um conselho de alguém que tem respeito por você: deixa de fuleragem! Fuleragem Manaus é humor e democracia! O contrário, é tristeza e ditadura!

Deixe uma resposta

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.

perfildoautor

Os blogs de D24am