Artigos

HOMERO DE MIRANDA LEãO Nossa equipe de opinião. Envie seu texto, ele pode sair nos nossos jornais.

Salesianos

Em 2011, comemoramos os 100 anos da presença dos Salesianos em nosso Amazonas, além dos 90 anos do Colégio “Dom Bosco” e dos 30 anos do Pró-Menor que também recebe o nome do fundador da Congregação. É um ano para se comemorar, não só pelas três datas de histórica importância, mas pelos resultados que essas obras proporcionam a tantos quantos dela necessitam, especialmente os jovens.

Homero de Miranda Leão

Dom Bosco – ainda criança ficou órfão de seu pai, sendo educado por sua ‘Mamãe Margarida’ que o apoiou e deu-lhe os ensinamentos necessários para conduzi-lo na sua missão profética. Os jovens o seguiam e com ele aprendiam os princípios da fé cristã e do amor ao próximo. Fez mais ainda ao estender o seu apostolado também às meninas, fundando ao lado de Santa Maria Domingas Mazzarello, a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora estão em todo o mundo, a serviço dos jovens e em especial dos mais necessitados. Aqui em Manaus acompanhei por muitos anos as atividades do Pró-Menor ‘Dom Bosco’, cujas oficinas de educação preparam os jovens para o enfrentamento da vida. Terei para sempre na minha memória a figura boníssima do Padre Marcelo Bertolusso - que foi diretor daquela instituição por muitos anos – cuja luz e determinação contagiava a todos que o conheceram. Dizia sempre aos seus alunos: “Aqui vocês irão se tornar bons cristãos e honestos cidadãos”. Nos Colégios ‘Dom Bosco’ e ‘Nossa Senhora Auxiliadora’, podemos dizer que foram educados grandes personalidades de nossa terra, sempre valorizando os ensinamentos deixados por seu inspirador e contribuindo para uma sociedade mais justa. Parabéns a todos que compõe o quadro docente desses estabelecimentos pelos resultados obtidos. O que mais me encanta no trabalho dos Salesianos é o modo como conseguem materializar a sua fé, transformando-a em ações práticas para o apoio e crescimento dos milhões de jovens que precisam da luz-guia de São João Bosco. Parabéns!

2 Responses to “Salesianos”

  1. Renato Rodrigues says:

    Parabéns a toda comunidade SALESIANA. Boa parte da minha infância e juventude foi norteada com ensinamentos dos Padres e Freiras que doaram um pouco de suas vidas ao povo da zona leste, na atual Paróquia de Cristo Rei e na Casa Mamãe Margarida, ambas localizadas no bairro de São josé 2. A todos estes meu MUITO OBRIGADO! seus conselhos fizeram a diferença em vida.

  2. Adorei, Homero! Fui aluna do CNSA e sinto diariamente a importância que a educação baseada no Sistema Preventivo de Dom Bosco exerce na minha vida. Valores cristāos, éticos e morais que fazem toda a diferença. Parabéns!

Leave a Reply

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.