Artigos

JOSé RICARDO WENDLING Nossa equipe de opinião. Envie seu texto, ele pode sair nos nossos jornais.

Prosamim

Projeto grandioso do Governo do Estado, o Prosamim (Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus) já rendeu empréstimo ao exterior de mais de U$$ 500 milhões (cerca de R$ 805 milhões), deixando uma grande dívida externa que será paga pela população. E ainda não foi concluído.

José Ricardo Wendling

Se por um lado o Programa retirou milhares de famílias da beira dos igarapés, dando moradia adequada, por outro, é público que tem provocado danos ao meio ambiente, porque provocou o estreitamento da margem dos igarapés e não respeitou o limite previsto em lei da Área de Preservação Permanente (APP) – 30 metros nas duas laterais. Além disso, os igarapés continuam poluídos e assoreados (cheios de areia, barro e lixo em seu canal), retendo o curso natural das águas. Isso acontece porque o projeto foi mal executado. A população que vive em áreas próximas do Prosamim sofre até hoje graves conseqüências, com alagações em suas casas toda vez que chove, por causa do transbordamento dos igarapés. Prejuízo aos moradores, que perdem bens em bairros como Japiim, Cachoeirinha e Compensa - na avenida Brasil, houve até desabamento de um pedaço da pista, área que está interditada. Moradores dos bairros da Praça 14, São Geraldo, Glória, São Raimundo, São Sebastião e São Jorge estão até hoje esperando a promessa do Governo de expandir o Prosamim. A Prefeitura de Manaus também não implantou o Projeto de Recuperação do Igarapé do Mindu, chamado de Prosamim Municipal, onde R$ 100 milhões foram liberados no Governo Lula. Enquanto parlamentar, faço o meu papel, reconhecendo o que é bom, mas também cobrando reparo desses danos causados ao meio ambiente e à população, como ainda a promessa de expansão do Prosamim, de forma correta, como solução e não como problema. Moradia digna com qualidade de vida é um direito de todos, mas é preciso respeitar os aspectos naturais da cidade.

8 Responses to “Prosamim”

  1. Márcio says:

    A promessa que o prefeito fez de recuperar o igarape do Mindu desde sua nascente na cidade de Deus ,foi apenas mais uma de suas mentiras ,mais o 100 milhões ja estão liberados porem não existe é projeto.Essa gestão não tem nenhum projeto ,ele esta ai a 3 anos só prometendo 800 ônibus novos e até agora nada .Pagou para o amigo 13 milhões em um terreno que não vale tudo isso.Para que serve mesmo a CAMARA MUNICIPAL E O MINISTERIO PÚBLICO ?

  2. Paulo Oliveira says:

    Sabemos que o PROSAMIM, Programa de SANEAMENTO dos Igarapés de Manaus, foi mais um engodo do antigo e atual governo. Sanear nao é contruir LEGOS e canalizar os igarapés.Moro próximo, e em dias de chuva e na cheia o odor a sujeira nada me lembram de qualquer trabalho de saneamento.Mas que na construçao muitos lucraram….

  3. FRANK GARCIA says:

    Concerteza o PROSAMIM retirou inúmeras famílias que viviam abaixo da linha da pobreza!! Mas por outro lado concordo também que a execução do projeto não atendeu as nossas expectativas.Os igarapés foram reduzido a “regos”,o odor ainda exala e é muito incômodo, não há nem um projeto permanente de conscientização ambiental dos moradores. Muitos moradores ainda continuam fazendo conexão direto para os “regos”! Onde está o projeto para tratamento de esgoto??

  4. José says:

    O PROSAMIM é mais uma mentira dessa quadrilha que se instalou no Amazonas.

  5. Inacio Fontenele says:

    Nao entendi, se foi liberado 100 mil, para obra do PROSAMIM municipal e nao foi feito nada… e este dinheiro entao, onde esta? vai ficar assim mesmo ou ele vai devolver o dinheiro? e um de Ministerio Publico que e pago pelo dinheiro da populaçao… com certeza esta tomando ou vai tomar alguma providencia. Vamos ver.

  6. Milla Ambrosio says:

    Se esses 100 está liberados, e porque não terminam de fazer o Prosamim, moro no São Jorge e nada, aqui tem família que tem 10 casas e cada vez estão construindo mais, eles tem que fazer logo esse cadastro, aqui por trás da Igreja da GraçA na margem do igarapé, estão construíndo casa adoidado e aí desse jeito não dá sera que essas pessoas pensam que vão ganhar 10 apartamentos tem que ser denunciadas. o olho grande está crescendo!!!

  7. Diogo..tecnologo em gestão Ambiental says:

    Bom meus amigos estou concluindo minha faculdade e posso relatar com extrema capacidade que o prosamim é um projeto que não irá acabar com a poluição, pois isso so depende de nós, mas ele vem para mitigar, minizar o escoamento direto dos residuos para igarapeis urbanos, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moravam dentro da poluição causada por se mesmo…para ter um paisagismo nas areais de preservação permanentes dos igarapeis…milhoes de dinheiros foram investido para a area ambiental…O PROSAMIM foi o primeiro grandioso projeto da area ambiental na zona urbana que ja vi…mas como tudo nada é perfeito sempre tem questionarios de criticas…mas vamos olhar por outro lado, esta acabando aquelhe olhar das pessoas em areas de riscos..por isso aprovo…. por que tem apoio de outros paises e sera bem fiscalizados por eles por q nada é d graça..

  8. Irlanda leite says:

    Sou mestranda em geografia e penso que as pessoas merecem uma boa qualidade de vida. Más, para que isso ocorra é necessário que tenhamos uma visão crítica do que é oferecido para a população.Não adianta oferecer apenas moradia , é preciso muito mais que isso.Pra inicio de conversa, um emprego seria excelente para o cidadão ter acesso a muitas coisas para melhorar sua vida.Neste sentido, eliminaria aquelas ocupações econômicas ilegais da área do prosamim. As quais são camufladas pela popu. residente no local.Por que estas pessoas tem esta necessidade de clandestinidade no espaço urbano de Manaus ? Pensemos…..

Leave a Reply

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.