sexta 18 abril 2014 . 01:31 . Atualizado às 23:59

Amigos da Amazônia

Just another Blogs D24am weblog

RSS
Amigos da Amazônia » Recursos Hídricos, Sem categoria

O Lixo em Manaus e no Interior

Manaus e as cidades do Interior do Estado do Amazonas não tratam de forma correta o lixo. Os resíduos precisam de uma disposição correta para não contaminar o solo e o lençol freático.

Em março/10 foi aprovada pela Câmara dos Deputados em Brasília a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece legislação específica para o trato e disposição dos resíduos sólidos.
A legislação aprovada reúne conceitos modernos de gestão de resíduos sólidos, entre elas: responsabilidade compartilhada; gestão integrada; inventário; sistema declaratório anual; acordos setoriais; ciclo de vida do produto; não-geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; logística reversa; princípios do direito ambiental; a elaboração de planos de gestão (em nível Nacional, dos Estados e Municípios) e de gerenciamento (pelo setor empresarial); e o destaque para a inclusão social por meio do fortalecimento das cooperativas de catadores.
No Amazonas, o que encontramos é desalentador, é inadmissível que em pleno século 21, os 62 municípios do Estado não tenham uma política ambiental para a correta destinação de seus resíduos sólidos.
Na capital do estado Manaus, existe um aterro controlado, quando deveríamos ter um aterro sanitário funcionando corretamente de acordo com as melhores práticas mundiais de disposição de resíduos sólidos. É bem verdade que, um Plano Diretor dos Resíduos Sólidos está sendo discutido no âmbito da cidade de Manaus, sinalizando que podemos entrar no caminho certo.
No interior do Amazonas, a situação é um verdadeiro caos, todos os municípios padecem da falta de um sistema adequado para disposição dos resíduos sólidos, nessas cidades, o que vemos são verdadeiros lixões a céu aberto, tornando um verdadeiro crime ambiental essa destinação incorreta dos resíduos.
Não basta alardear que o Amazonas apresenta apenas 2% de perda da cobertura vegetal da floresta amazônica, só isso não basta, o lixo está em todas as partes e envolve toda a sociedade, vejo a necessidade de um plano de ação integrado entre o poder público e a sociedade, que apresente soluções ambientalmente corretas na disposição de resíduos sólidos.
  1. Bianca Macedo says:

    Olá, tio George. O tema de sua postagem é muito pertinente diante da progressiva necessidade de nos preocuparmos com as questões ambientais. A preservação dos recursos naturais nos instiga a mudar nossas práticas cotidianas como por exemplo com a coleta seletiva de lixo. Mas, apesar disso, não basta o cidadão selecionar o lixo já que os resíduos não terão um fim mais adequado, viabilizando assim a preservação dos recursos ambientais.

  2. Obrigado Bianca,
    A sociedade também precisa fazer sua parte, seja colaborando com a redução de resíduos, seja cobrando do poder pública uma coleta seletiva e regular.

  3. [...] This post was mentioned on Twitter by Amigos da Amazônia, Aluney Elferr. Aluney Elferr said: O Lixo em Manaus e no Interior | Blogs | D24am.com http://blogs.d24am.com/amigosdamazonia/2010/05/14/o-lixo-em-manaus-e-no-interior/ [...]

  4. Maria Darlenilda lopes says:

    Olá, George Dantas.
    Faço faculdadede de Gestão Ambiental e estou no primeiro período.Estou desenvolvendo um trabalho cujo o tema que escolhi é sobre Resíduo de Serviço de Saúde.Não tenho conhecimento sobre o assunto,porém pesquisei sobre o PGRSS que é de grande importância para a saúde humana e seria também para o meio ambiente com a destinação final adequada desses resíduos. Então pergundo a você, existe aterro sanitário, aterro controlado em Manaus ?.Pode me ajudar ? …

  5. Darlenilda,
    O que temos em Manaus não pode ser considerado um aterro sanítário, visto que alguns procedimentos recomendados não são seguidos pelo Poder Público.
    Na realidade, estamos num misto entre lixão a céu aberto e aterro controlado, pois nem todas as ações necessárias ao aterro controlado são obedecidas, basta visitar a lixeira pública num dia de chuva.
    Espera-se que o novo Plano Diretor de Resíduos Sólidos possamos mudar de categoria e termos realmente um Aterro Sanitário.

  6. plan nacional de resíduos sólidos Brasil: http://www.redsolenergy.com / pnrs.pdf
    Plantas Tratamento BASURA_CERO ”
    Uma alternativa para os problemas ambientais dos resíduos sólidos urbanos é a construção de estações de tratamento, os resíduos sólidos para produzir electricidade.
    Em http://www.redsolenergy.com nós concepção e construção dos resíduos sólidos, eliminando assim o principal problema dos resíduos e na produção simultânea de eletricidade limpa e renovável. Nossas instalações e projetos para evitar que o ambiente emitem grandes quantidades de CO2, evitar problemas de resíduos, para eliminar focos da doença, a produção de electricidade limpa, renovável e criar empregos sustentáveis.
    Nós trabalhamos na construção de fábricas na Europa e América.

  7. Parintins no interior do Amazonas, acaba de ter seu aeroporto interditado pela falta de uma correta disposição dos seus residuos sólidos em função do perigo que isso representa para as aeronaves que pousam por lá.

  8. todos nos vamos cuidar do nosso planeta por que se agente não cuida do nosso planeta no futuro vai ser pior por favor vamos recicla para agente ter um futuro melho quem ler essa mensagem no futuro vc vai ser feliz então vamos cuidar do nosso planeta eu agradesso por tudo na vida então vamos recicla PAPEIS,PLASTICOS,METAIS,VIDRO,E RESTO DE CUMIDA ass:rosalia conceiçao mendes

Deixe uma resposta

Serão rejeitadas mensagens que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do d24am.com. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.

perfildoautor

Os blogs de D24am